• Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019       º C

O clube

No 4º dia do mês de dezembro de 1932, na residência do Sr. Hibraim Bacha, por volta de 15h, em reunião foi eleita a primeira diretoria do Fronteira Foot Ball clube, de acordo com o estatuto redigido em 1° de setembro de 1932, tendo sido eleito para presidente o Sr. Oscar Bertoncini, no livro de atas nº 01.
 
Embora a tradição falada, diga-se que o clube já existisse de fato desde 1925. No entanto, foram estes os primeiros acontecimentos de que se têm registro. Uma casa ao lado da Igreja Matriz, na praça Hercílio Luz, pertencente a Mitra Diocesana de Florianópolis abrigou a primeira sede social, com aluguel de sessenta mil réis.
 
Como a grande maioria da sociedade da época, o futebol foi a motivação maior, porém já constava no estatuto o desenvolvimento de outros esportes, como o do remo, com aproveitamento do rio Araranguá. Um grupo teatral existente passou a incorporar o clube.
 
Em 1936 foi adquirido junto a Sra. Dora Pererneiras Lindermann, pela quantia de um conto e quinhentos mil réis, o terreno onde foi edificada a primeira sede própria, atual Galeria Fronteira, na Avenida Getúlio Vargas. Em 1942 foi adquirido o atual imóvel do clube pela Associação Atlética Barriga Verde de Araranguá. Sociedade hoje incorporada ao clube, tendo por mais de quatro décadas sendo aproveitada como estádio de futebol.
 
Na gestão do presidente, Sr. Valmor Pacheco, deu início a construção da atual sede social, com recursos oriundos da venda da antiga sede. Durante estes setenta anos, o clube passou por várias transformações, saindo vencedor em todos os obstáculos, chegando até os dias atuais graças a vontade, dedicação e muito trabalho desinteressado de centenas de ilustres araranguaenses, que nos legaram um patrimônio cultural, social e físico de nossa cidade.
 
Muitas glórias foram conquistadas pelo clube, que hoje está incorporado ao Grêmio Fronteira, com o Fronteira Clube, Grêmio Esportivo Araranguaense, Associação Atlética Barriga Verde de Araranguá, "AABVA", Clube dos Vinte, Clube das Lélias Brancas e Clube de Festas.
 
Em homenagem àqueles que dedicaram seus trabalhos e parte de suas vidas, fica aqui os nossos agradecimentos ao ex-presidente executivo, Sr. Cláudio Gomes, que nos deu a honra de narrarmos esta breve história do Clube Grêmio Fronteira.

Estatuto

Faça download do Estatuto e do Regimento Interno do Clube através dos links abaixo.